Cartas para o futuro - Ore pelo país

Filha, 

Você gosta de história? Eu não gosto muito do que aprendo na escola, mas alguns assuntos mais práticos me interessam. 

Provavelmente terá nos seus livros de história um monte de coisa que está acontecendo no Brasil e no mundo esse ano - crise hídrica, crise econômica, atentado ao jornal Charlie Hebdo, Malala ganhou um prêmio Nobel, aviões que caíram, terremotos, enchentes e o mais recente: um atentado em Paris.

A comoção do mundo foi linda, todos estão orando por Paris. Mas isso me fez pensar. Devemos orar por Paris? Com certeza! Perto de 150 pessoas morreram, e as famílias devem estar muito tristes, com várias perdas. Além disso, o Estado Islâmico é o inimigo mundial em comum nesse momento. 

Mas o que me deixou preocupada é que quase 150 pessoas morrem assassinadas no Brasil - POR DIA! E sabe quem posta "Pray for Brazil"? Ninguém! 
E não é só isso - a cada 24 segundos, uma mulher é agredida no Brasil (pesquisa de 2011). Por dia, morrem em média 123 pessoas em acidentes de trânsito, no Brasil (pesquisa de 2015). Cerca de 80% das mulheres brasileiras já sofreram assédio de algum modo (pesquisa de 2015). 

Eu acho que devemos orar e fazer escândalo pelas catástrofes, sim. Mas também acho que está na hora de olharmos para a nossa cidade, nosso estado, nosso país. 

Um minuto de silêncio pelas pessoas que morreram enquanto você lia esse texto, filha. 

Comentários

Postagens mais visitadas