Três anos se passaram...

...e descobri muitas coisas interessantes neste tempo. A primeira delas é que, caramba!, o tempo voa mesmo. As outras, menos óbvias, vou te contar neste post ;) 

Quando vi que o dia de a viagem completar 3 anos estava próximo, comecei a pensar no que escrever, porque queria ter algo legal para postar a cada ano que passa. Tentei pensar em momentos épicos que vivi ou micos de estrangeira que paguei. E percebi que não consigo mais lembrar de todos os detalhes de todos os dias. Primeiro, fiquei triste; depois, percebi que isso não é o mais importante. Cheguei à conclusão de que "o essencial é invisível aos olhos": o que importa de verdade é o que continuou comigo nestes três anos, independentemente da minha memória. 
Depois que viajei, comecei a ver o mundo com outros olhos, como se tivesse colocado óculos com lentes ilimitadas: te dão vontade de voar, porque você vê infinitas possibilidades! Comecei a me arriscar mais e ter a mente mais aberta para oportunidades, porque descobri que o pior que pode acontecer é dar errado! E que ninguém morre por isso. Descobri que a vida não gira ao meu redor, e que o meu redor não é toda a vida! Existem outras culturas, outros hábitos, outros lugares, e, principalmente, outras pessoas. 
Uma das coisas que mais me marcaram, sem dúvida, foram as pessoas. Concluí que, sim, eu amo a Alemanha de paixão, e quero muito voltar para lá o máximo de vezes que puder, mas o que seria o país sem os cidadãos? 
Ano passado, tive o prazer imenso de rever duas amigas que fiz lá, em 2014: a Katharina e a Felicitas. Elas vieram pra cá passar um mês comigo (uma em agosto e uma em novembro), como eu passei lá – foram para a aula comigo, para a igreja, para o mercado... E percebi que as amizades permaneceram, e que isso é o essencial. As pessoas são essenciais. 
Eu posso tentar te convencer a viajar dizendo que o melhor é a comida, ou as lojas, ou os pontos turísticos; mas seria mentira. O melhor é fazer amigos e viver coisas incríveis com eles! Talvez as amizades permaneçam, talvez depois de um tempo elas esfriem ou acabem, mas que importa? 
Os sentimentos e aprendizados permanecem independentemente dos detalhes ou coisas.

Então viva. Viva de verdade. Viva com emoção. Viva com amor. Viva intensamente. Viva todos os dias, todos os momentos. Viaje e conheça pessoas. Ame pessoas com todo o seu coração. 

Carpe diem! 

 Eu e a Katha (agosto/2016)

 
Eu e a Feli (julho/2014 e novembro/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas