Mudança - Toda história tem um contexto!

Então, eu e minha família mudamos para a Alemanha!
Embora meu pai mantenha um pé no Brasil, viajando para lá uns dias por mês :-D

*Por que decidimos mudar?

Desde que eu fiz meu intercâmbio em 2014 (que você pode ler inteirinho aqui no blog), apaixonei-me por esse país do idioma difícil e das rodovias sem limites de velocidade. Mesmo não achando as duas qualidades citadas as melhores daqui, é como a Alemanha é conhecida no Brasil...
Comecei a pesquisar sobre as faculdades e os processos de admissão incessantemente, li todos os blogs e páginas possíveis, procurei contatos que pudessem me dar mais informações, etc. Decorei, de trás pra frente, quais eram os documentos e burocracias que eu precisava e, além disso, descobri a universidade dos meus sonhos, pertinho de Offenburg (onde estavam minhas amigas): KIT - Karlsruher Institut of Technology. Uma das melhores universidades de tecnologia da Alemanha, focada principalmente em cursos de informática e engenharia - vocês não acharam mesmo que eu escolheria uma universidade fácil, acharam? Hahaha!
Eu já estava decidida a me mudar para estudar, minha família querendo vir junto ou não. Já estava, inclusive, preparando-me psicologicamente para morar sozinha!

E é aí que entra o detalhe inusitado: com a economia no Brasil descendo a ladeira a partir de 2015, meus pais começaram o negócio alemão, a Memomad, em 2016, para dar uma força nos negócios brasileiros. A Memomad importa os móveis da MMM para a Alemanha e vende-os para toda a Europa! Para a nossa alegria (porque eu sou funcionária da Memomad, trabalhando junto com a minha mãe), a empresa foi super bem e só melhorou desde 2016.
Nesses dois anos, meus pais coordenaram a Memomad à distância e sozinhos! (Eu só comecei a ajudá-los em abril/18, porque preferi focar no meu terceirão primeiro). Então, no ano passado, eles decidiram fazer o test-drive de morar aqui: passamos três meses em um apartamento "de temporada" alugado, trabalhando e tentando aprender mais sobre o jeito europeu de viver - você pode ler todas as aventuras aqui no blog também.
Percebi que meus pais também tinham se encantado pelo jeitinho do sul da Alemanha, mas acabava aí. Depois da nossa volta, meu pai até procurou apartamentos por aqui, mas os esquemas de aluguel eram bem mais complicados do que os brasileiros, além de que nenhum alemão queria alugar um imóvel para uma família brasileira...
Papi e Mami já tinham desistido da busca por apartamentos quando receberam a ligação do dono de um dos apartamentos que meu pai tinha mostrado interesse: ele queria alugar pra gente! (A história tem bem mais detalhes, mas isso é um post e não um livro - você pode marcar um café conosco e ouvir a história toda também).

Cheios de frio na barriga, começamos a levar os planos a sério e fazer malas... era hora de nos prepararmos para sair de terras tropicais.

*Como foi a viagem?

Na verdade, as viagens. Eu tinha uma prova no KIT dia 4 de setembro, mas, por algum motivo que não lembro (condições das milhas? Promoções? Compromissos?), meu pai comprou passagens para a minha família com data de 2 de setembro, chegando aqui dia 3. Concluímos que eu não poderia chegar em cima da hora de uma prova tão importante (minha admissão estava em jogo!), por isso, meu voo era uma semana antes. Saí do Brasil com olhos marejados dia 28 de agosto de 2018 e cheguei em Frankfurt dia 29.
Nos poucos dias antes de rever meus pais, eu ficaria na casa da Felicitas, minha amiga, já que não seria bom eu ficar sozinha em um apartamento vazio ;-)

Chegamos todos bem aqui. E agora que você já sabe o contexto, está preparado para todos os próximos posts que farei!
Ainda tem perguntas? Fique à vontade para falar comigo sempre.

PS. A universidade fala-se "K", "I", "T", não "kit" (por favor! Hahaha).

Comentários

Postagens mais visitadas