Mudança - O que ninguém conta

Sim, eu sei que esses títulos normalmente são só para chamar a atenção, mas, nesse caso, quero realmente ser transparente contigo e dizer-te coisas que ninguém tinha me falado sobre mudar de país.


Você vai sentir saudades. 
De verdade. Não a saudade que você sente de casa quando viaja de férias ou a saudade dos seus amigos que moram em outra cidade - acredite, já senti dessas também, e todas são válidas -, mas não é esse tipo de saudade. É tão forte que vira física: você sente o coração doer literalmente, o estômago embrulhar e a garganta fechar; às vezes, parece que alguém arrancou um órgão de dentro do seu corpo pelo tamanho do vazio que você sente. 
Nas primeiras semanas aqui, eu só chorava. Quando desligava as chamadas por Skype com os meus amigos, chorava pela falta que eles faziam; não conseguia ver nenhum vídeo ou foto deles ou da minha igreja; não conseguia falar deles para os meus pais, porque se a minha resposta fosse mais longa do que "estão bem", minha voz falharia e os olhos estariam cheios d'água; não conseguia passar um fim de semana sem chorar pensando que eu poderia estar com meus amigos andando em um shopping ou conversando no culto de jovens da igreja; não olhava nenhuma foto da minha casa no Brasil... Eu nunca tinha sentido nada igual antes, e nunca fui a pessoa que fica chorando de saudades o tempo todo (apesar de senti-la), até a mudança. 
Descobri, agora que estamos completando um semestre longe do Brasil, que a saudade nunca passa, mas a gente aprende a se conformar. A gente ensina nosso próprio coração a lidar com a falta de pessoas, de comidas, de lugares: o vazio continua lá, mas aprendemos a viver com uma parte nossa faltando. E a conformidade vai acalmando nosso coração até que as crises de choro passem de 5 vezes por semana para poucas no mês...

Você vai se sentir incompreendido.
A não ser que você converse com outras pessoas que já mudaram de país, ninguém vai te entender totalmente. Passei por várias crises de "ninguém me entende!", intercaladas com as de saudades - frequentemente eu nem sabia se estava triste ou com raiva (ambos?). 
Não importa quanto seus amigos tentem - não é nem mesmo culpa deles! -, eles não entenderão o que você sente e passa. Mudar de país é uma experiência única e incomparável! Então:
  • se você é a pessoa que se mudou: tenha paciência - você vai achar pessoas que te entendem! E os seus amigos não estão dando conselhos-que-não-se-aplicam de propósito =)
  • se você nunca se mudou, mas tem amigos que se mudaram: por favor, não diga que você entende como é difícil porque já mudou de cidade (eu já mudei de cidade também, e, acredite, é bem diferente) e também não diga que você "não entende porque a pessoa chora de saudades", já que você "nunca foi do tipo que sente saudades" (sendo a sua experiência de saudades uma semana longe dos pais...)

Você também vai se sentir sozinho.
Pelos dois motivos acima, já dá pra entender uma parte desse sentimento. Além disso, muitos amigos vão sumir quando você precisar deles - mudar de país também é uma baita prova de fogo para descobrir quem realmente está com você; e fazer novos amigos no novo lugar onde você está nem sempre é tão rápido quanto esperamos...
Claro, também tem a parte da adaptação, que você vai ver no próximo tópico. Ah, sentimentos e suas crises: sempre um combo, nunca por motivos avulsos!

Prepare-se para alguns micos - e broncas.
Principalmente se você está se mudando para um país como a Alemanha, onde a honestidade e objetividade reinam. Os micos já eram esperados: estrangeiros que não pagam mico não são estrangeiros, certo?!
As broncas, porém, nos chateavam e muitas vezes também eram motivo de choro: de repente, existem regras totalmente novas, das quais nunca tínhamos ouvido falar, um modo de se comportar e de falar diferente, um ritmo de vida diferente. A nossa separação do lixo estava errada (caramba, que país com regra para lixo, sério), o jeito de andar de bicicleta, o jeito de fazer compras, até mesmo o jeito de resolver contas de matemática! E, como eu disse acima, por aqui a honestidade e objetividade reinam: os alemães não hesitam em te dar uma bronca se virem algo errado, não interessa se te conhecem ou não.
A gente acaba acostumando com todas essas patadas e regras dos alemães, mas ainda não descobri quanto tempo morando aqui eu preciso para parar de levar broncas inesperadas, hahaha.

Prepare-se para a dificuldade e tenha com quem contar.
Sim, agora já estou muito mais tranquila e consigo te contar tudo isso calmamente. Entretanto, como você leu, uma mudança é muuuito mais difícil do que parece. Passei, inclusive, por depressão leve nos primeiros meses aqui - o desânimo pelo peso da situação era tão grande que a vontade de acordar era a cada dia menor (enquanto você está dormindo, não está chorando, nem sentindo saudades, nem decepcionada com quem sumiu, nem lembrando que não passou na prova de primeira, certo?); e, acredite, isso é muito normal entre as pessoas que se mudam! 
Por isso, encontre pessoas de apoio, que vão te animar, te dar dicas práticas de como sair dessa ou simplesmente vão ouvir seus desabafos. Frequentemente, você vai precisar de pessoas que sejam suas muletas, até que sua força para ficar em pé volte completamente =)
Se você não tem ninguém com quem contar, pode me escrever também, que estou sempre disponível para ouvir: gabrielleheinrichs@gmail.com

Por fim, ficam os meus agradecimentos a todos os amigos maravilhosos que me ajudaram quando precisei e que não sumiram quando me mudei. Vocês são demais, e definitivamente tem um lugar especial no meu coração! 

Para você que já se mudou: parabéns, guerreiro! Você com certeza tem uma história incrível para contar - meu email está aberto para ela também, amaria te ouvir.

Para você que quer se mudar: coragem! Você vai precisar. E não desista dos seus sonhos - as melhores coisas são difíceis de alcançar =D

Os próximos posts serão recheados de alegria e honestidade também - não desanima, não! O objetivo do post não era ser negativo, apenas realista, hahaha.
Abraçosss



Comentários

  1. Que relato mais verdadeiro, Gabi! Me identifico com todos os pedacinhos. <3 Estamos juntas nessa mudança, doce guerreira! Beijão! Viví

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, maravilhosa! Fico super feliz de ler isso <3 beijos!

      Excluir
  2. Oi Gabi !
    Eu e a Oma ficamos muito tocados por seus comentários.
    A mensagem que você transmitiu é muito profunda e exprime toda a sensação de solidão na alma.
    Tenha um maravilhoso dia com a Graça e Benção do Senhor Jesus.
    Um Forte Abraço e Beijos de Oma e Opa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigada! Fico feliz por vocês terem lido e gostado!
      Muitos beijos e abraços

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas