Seja o primeiro / Be the first

Imagine que você esteja em uma competição de algo que você gosta e, no fim, possa subir ao pódio, porque você foi o melhor! Você sobe os degraus para o primeiro lugar e recebe uma linda medalha dourada - ou talvez um troféu, ou uma medalha azul com fitinhas - e sorri. Ah, ser o primeiro! Que sensação maravilhosa.

O primeiro da turma em notas. 

O primeiro no esporte.

O primeiro no grupo de amigos a ter carro.

O primeiro no ranking dos vestibulares.

O primeiro a namorar.

O primeiro a ter emprego.

O primeiro a fazer intercâmbio.

Seja lá qual for a meta e qual for o grupo de comparação, amamos ser os primeiros. O ego chega a tocar o céu no breve momento em que podemos dizer "fui o melhor".

E como você pode ver na minha escolha de título, eu quero que você seja o primeiro. Antes que você me diga que eu não tenho o direito de te cobrar tanto assim (ainda mais durante uma pandemia!), deixe-me explicar do que estou falando...

Durante o setembro amarelo deste ano, eu estava do lado das pessoas que dão apoio. Ano passado, entretanto, eu era uma das pessoas precisando de apoio. Eu era uma das pessoas precisando de lembretes de que tudo vai ficar bem, tudo vai passar, eu sou amada e importante. E, quanto mais difícil e complexa a vida fica, mais eu percebo que precisamos de pessoas que sejam as primeiras! Seja o primeiro nas situações em que todo mundo quer ser o último.

Seja o primeiro a dizer que não está bem.

Seja o primeiro a perguntar para os seus amigos como eles estão.

Seja o primeiro a pedir perdão.

Seja o primeiro a admitir que errou.

Seja o primeiro a ser honesto.

Seja o primeiro a perdoar.

Seja o primeiro a ficar em silêncio para ouvir outros.

Seja o primeiro a pedir (e aceitar!) ajuda.

Voltando à minha fase difícil de 2019: eu não queria contar para outras pessoas quanto mal eu me sentia, mas, em algum momento, decidi ser 100% sincera com meus amigos mais próximos. Assim que tomei a iniciativa de ser a primeira a dizer que eu não estava bem, meus amigos assumiram a posição de serem os primeiros a mandarem mensagens checando como eu me sentia. Posso afirmar com certeza de que vários "oi, como vc tá?" deles iluminaram dias escuros. Além disso, meus pais assumiram a posição de serem os primeiros a serem compreensivos comigo. Minha mãe com frequência gritava amor sem dizer nem mesmo uma palavra: ela tinha a iniciativa de limpar meu apartamento comigo, fazia compras para mim e cozinhava minhas comidas preferidas.

Foram esses primeiros a esticarem as mãos para mim, sem medo de serem magoados pela minha introversão ou pelo meu humor instável, que me ajudaram a sair da depressão. E você pode igualmente ser o primeiro que fará diferença na vida de outros. E admito, não é nada fácil. Hesitei em ser a primeira muitas vezes - por que, afinal, vou pedir perdão primeiro se a outra pessoa me magoou mais? Por que ser a primeira a admitir erros? É horrível ter que assumir nossos erros! Mas em todos esses momentos, a força para isso não vem de mim, vem do Primeiro e Único:

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. (1 João 4:19)

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (Romanos 5:8)

O Senhor do universo decidiu me amar muito antes de eu ter a capacidade de amá-Lo de volta. Se Ele foi o primeiro até mesmo a morrer por mim... bom, seguir o exemplo e ser a primeira a pedir perdão para um amigo já não parece mais tão difícil.

_________________________________________________________

English version

Imagine that you are in a championship of something you like and, in the end, you can go to the podium, because you were the best! You walk the stair steps up to the first place and get a beautiful golden medal - or maybe a trophy, or a blue medal with ribbons - and smile. Ah, being the first! What a wonderful feeling.

The first of the class in grades. 

The first in sports.

The first in the group of friends to have a car.

The first in the university ranking.

The first to date.

The first to have a job.

The first to travel abroad.

Whatever the goal and whatever the comparison group is, we love being the first. Our ego touches the sky in that brief moment when we can say "I was the best".

And as you can see in my choice of title, I want you to be the first. Before you tell me that I don't have the right to expect that much of you (especially during a pandemic!), let me explain what I'm talking about...

During the yellow September of this year, I was on the side of the people who give support. Last year, however, I was one of the people in need of support. I was one of the people in need of reminders that everything will be ok, everything will pass, I am loved and important. And, the more difficult and complex life gets, the more I realize that we need people who are the first! Be the first in situations where everybody wants to be the last.

Be the first to say you're not alright.

Be the first to ask your friends how they're doing.

Be the first to ask for forgiveness.

Be the first to admit that you made a mistake.

Be the first to be honest.

Be the first to forgive.

Be the first to be silent to listen to others.

Be the first to ask for (and to accept!) help.

Going back to my difficult phase of 2019: I didn't want to tell other people how bad I felt, but at some point, I decided to be 100% honest with my closest friends. As soon as I took the initiative to be the first to say I wasn't well, my friends took the position of being the first to send messages checking how I felt. I can say with certainty that several "hey, how are u?" of them illuminated dark days. Besides, my parents took the position of being the first to be understanding with me. My mother often shouted love without even saying a word: she had the initiative to clean my apartment with me, shop for me, and cook my favorite meals.

They were the first ones to reach out to me without fear of being hurt by my introversion or my unstable mood, which helped me out of my depression. And you can also be the first who will make a difference in the lives of others! And I admit, it's not easy at all. I hesitate to be the first many times - why, after all, will I ask for forgiveness first if the other person has hurt me more? Why be the first to admit mistakes? It's horrible to have to take the blame for our mistakes! But in all these moments, the strength for it doesn't come from me, it comes from the First and Only:

We love because he first loved us. (1 John 4:19)

But God demonstrates his own love for us in this: While we were still sinners, Christ died for us. (Romans 5:8)

The Lord of the universe decided to love me long before I had the ability to love Him back. If He was the first even to die for me... well, following the example and being the first one to ask for forgiveness for a friend no longer seems so difficult.




Comentários

Postagens mais visitadas