Peso dividido

Já aconteceu com você de estar carregando uma mochila, e alguém colocar a mão embaixo, levantando a mochila um pouco, para deixar mais leve para você? 
Talvez você também lembre de um conceito que aprendeu em física: se um bloco de peso 10N está pendurado por uma corda, a tração na corda é 10N. Mas se estiver pendurado por duas cordas, a tração em cada uma é 5N. 
Em ambos os exemplos, o peso da mochila e do bloco não mudaram, mas dividindo ficaram mais leves. 
Como você, querido leitor, já deve saber, neste ano estou no 3º EM (para a minha alegria, o fim está próximo!). Porém, o terceirão é uma coisa inexplicável, até você passar por ele: acaba com o seu sistema nervoso, com o seu estômago, e seu emocional é tão estável quanto uma ponte pênsil. 
E acabei percebendo que insistir em carregar minha mochila sozinha só ia piorar tudo! Além disso, percebi que todos fazem isso com muitas situações da vida. Então, minha pergunta é: por que insistimos em carregar 10N se poderíamos carregar 5N? 
As situações difíceis virão, você estando sozinho ou acompanhado. A diferença é como você vai enfrentá-las. Vai tentar sozinho, ou vai aceitar que quer ajuda? 
Sabe outra coisa que descobri neste ano? Todo mundo precisa de ajuda às vezes. E (olha que impressionante!) seus amigos de verdade não vão te achar fraco, nem vão te abandonar! Amigos e família estão lá pra segurar a barra com você. Vai resolver tudo? Óbvio que não. Mas vai aliviar? Óbvio que sim! 
Então, fica meu recadinho de hoje: divida as mochilas e blocos da vida com as pessoas, e seja uma pessoa que ajuda a carregar para os outros, também (sabe aquela ideia de ser ursinho de pelúcia e saco de pancadas?).

“Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! [...] Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.”
‭‭Eclesiastes‬ ‭4:10, 12‬ ‭NVI‬‬


PS. Obrigada a todos os meus amigos, amigas e família que tem me ajudado a aguentar as mochilas da vida. Vocês são muito importantes pra mim, sou grata a Deus por vocês! ❤️

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas