Diário de Viagem - Dia 75

No nosso primeiro dia na capital alemã, decidimos relaxar um pouco e passear só de tarde.
Fomos conhecer o Museu do Muro de Berlin, e foi muito legal. O lugar tem partes do muro; histórias de fugas, de mortes, de casamentos e de destruição; marcação de onde passavam túneis cavados por pessoas desesperadas para encontrarem quem estava do outro lado. 
Apesar de ter sido um dia muito divertido, também foi muito chocante: pensar que minhas bisavós passaram por tudo aquilo, que famílias foram separaras, que crianças foram mortas tentando chegar perto do muro. Até onde chega a insensibilidade e maldade do ser humano? Ou, talvez, até que ponto um ser humano chega lutando por uma causa em que ele acredita? 
As fotos podem explicar muito melhor do que eu... por isso, confira algumas que eu tirei abaixo, com legendas:


Marcação de onde era o muro (postes) e do túnel cavado (pedras)


A calçada também tinha a linha de onde o muro passava


Trecho grande de muro que continua em pé, visto do Museu do Muro, que é mais alto para você poder enxergar tudo de cima


Um exemplo do muro e as torres de controle dos soldados




Partes do muro pichadas 

Eu sei que não são tantas fotos, mas achei que, por respeito, eu não deveria fotografar tudo: as histórias e fotografias eram chocantes demais para me deixarem insensível à dor das pessoas que foram separadas da família ou foram mortas por soldados.  

Abraços!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas